03 outubro 2009

PREFEITURA DE PINDAMONHANGABA É PARCEIRA DA EDUCAÇÃO



O Prefeito João Antonio Salgado Ribeiro está em seu segundo mandato à frente da Prefeitura de Pindamonhangaba, no Vale do Paraíba-SP. Nesta entrevista, realizada pelo prof. João Moreno de Souza Filho, ele fala sobre o que a Prefeitura de Pinda tem realizado para melhorar a educação da cidade.


1) COMO A PREFEITURA DE PINDA VÊ AS ENTIDADES SOCIAIS: IGREJAS, ESCOLAS, SE MOBILIZANDO PARA MELHORAR A EDUCAÇÃO DA CIDADE E DO PAÍS?

JOÃO RIBEIRO - O trabalho das igrejas é fundamental para a construção de um mundo melhor, e o seu envolvimento com a educação é histórico. Essa mobilização é muito bem vinda e sempre contará com o apoio da nossa administração dentro das possibilidades que temos.

2) POR QUE É IMPORTANTE QUE A SOCIEDADE SE MOBILIZE PARA AUXILIAR O PODER PÚBLICO NA MELHORIA DA CIDADE, ESPECIALMENTE NA ÁREA DA EDUCAÇÃO?

JOÃO RIBEIRO - Em todas as áreas a participação e ajuda da sociedade é fundamental. Para o estabelecimento das prioridades é preciso ouvir a sociedade. Por outro lado, quanto mais organizada e mobilizada, a sociedade terá sempre mais a contribuir e mais, as pessoas passam a ser agentes da história, isto as valoriza na medida em que seu trabalho é reconhecido.

3) É DE CONHECIMENTO QUE UMA BOA ALIMENTAÇÃO AUXILIA NO APRENDIZADO DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES. O QUE A PREFEITURA DE PINDA TEM FEITO PARA MELHORAR A ALIMENTAÇÃO DOS NOSSOS ALUNOS?

JOÃO RIBEIRO - Desde 2005 uma das nossas prioridades foi melhorar a merenda oferecida aos nossos alunos. Hoje nos orgulhamos de dizer que, além de muito saborosa, a merenda tem alto valor nutritivo. Esse é um compromisso nosso que temos cumprido e que continuaremos a olhar muito de perto, sempre buscando melhorar.
Na educação, além dos investimentos na merenda escolar, construímos novas escolas, ampliamos praticamente todas as que já existiam, fizemos um grande trabalho de qualificação profissional com nossos professores e, fundamental, enfrentamos um outro problema crônico, hoje resolvido, o transporte escolar, principalmente na área rural.

4) UM DOS DESAFIOS NA EDUCAÇÃO É A FALTA DE CONDIÇÕES DE PAIS QUE NÃO PODEM COMPRAR LIVROS, LÁPIS, ETC. O QUE A PREFEITURA DE PINDA FAZ PARA MINIMIZAR ESTE PROBLEMA?

JOÃO RIBEIRO - Em todas as nossas escolas os alunos recebem um kit escolar e cada uma das escolas é munida de material suficiente para que todos os alunos possam estudar sem passar por esse tipo de problema.

Adquirimos, em 2008/2009, mais de 200 títulos de livros paradidáticos que foram distribuídos em todas as nossas escolas. Também tivemos a preocupação de dar aos nossos alunos lazer através de jogos educacionais e mais facilidade para o professor trabalhar em sala de aula com materiais didáticos, principalmente na área de matemática. Acrescentamos ainda que todos os materiais didáticos foram acompanhados de treinamento específico.

5) POR QUE É IMPORTANTE QUE OS PAIS E TODA A SOCIEDADE, FISCALIZEM NOSSAS ESCOLAS?

JOÃO RIBEIRO - Porque esta participação traz mais responsabilidade aos professores e funcionários, que se reflete na qualidade do ensino. A conservação dos prédios também melhora, pois a participação cria nas pessoas a consciência de que o bem público também é delas e, como donas, cuidam melhor do espaço.


6) APRESENTE ALGUNS OBJETIVOS DA PREFEITURA DE PINDA NA ÁREA DA EDUCAÇÃO.
JOÃO RIBEIRO
- Implantar o Plano de Carreira para os professores.
- Superar os índices propostos pelo Ministério da Educação em todas as nossas escolas, pois algumas já alcançaram os índices propostos para 2022.
- Ampliar número de vagas em creches.
- Implantar o Plano Municipal de Educação.


7) QUE MENSAGEM DE INCENTIVO O SENHOR DEIXARIA PARA NOSSOS PROFESSORES?


JOÃO RIBEIRO - A mensagem principal é a de agradecimento pelo trabalho que fazem pela construção deste país, muitas vezes em condições muito precárias de trabalho, material didático e, somado a tudo isso, o fardo pesado imposto em muitos casos de substituir a família de seus alunos. Na realidade em que vivemos, não é uma profissão para qualquer um.


Postado por João Moreno de Souza Filho