Tendo em vista que o plano de mobilização pela educação do MEC visa incentivar a participação dos pais na educação dos filhos; ciente de que a educação transcende as cartilhas preparadas pelo MEC, e convicto de que para que a ação dos mobilizadores sejam eficazes eles precisarão conhecer um pouco de educação, para assim, mostrar aos pais a importância da participação deles na educação de seus filhos, propus escrever, ainda que resumidamente, sobre a educação para que os nossos mobilizadores não sejam simplesmente leitores de cartilhas, mas que eles sejam agentes de transformação social através da educação. Dessa maneira, a igreja contribuirá com a transformação de nossa nação, plantando nesses jovens mobilizadores, a semente do saber.
COMO O ALUNO APRENDE?
Os estudos sobre a aprendizagem apontam que o aluno aprende da seguinte maneira:
10% do que ouve.
30% do que vê.
50% do que ouve e vê
70% do que vê, ouve e diz.
90% do que vê, ouve, diz e faz.
Observemos que 90% do aprendizado está na união da visão, aliada à audição, à fala e à pratica. Isso é importante ressaltar para os pais, pois, a prática em casa dos conteúdos estudados na escola, ampliará a aprendizagem dos filhos. Porém para que os pais compreendam o valor de participarem da educação de seus filhos, é importante falar, aqui, sobre o que é educação.
Observemos que 90% do aprendizado está na união da visão, aliada à audição, à fala e à pratica. Isso é importante ressaltar para os pais, pois, a prática em casa dos conteúdos estudados na escola, ampliará a aprendizagem dos filhos. Porém para que os pais compreendam o valor de participarem da educação de seus filhos, é importante falar, aqui, sobre o que é educação.
Dentre as muitas definições apresentadas para a arte de educar, gostaria de destacar três, pois o treinamento não visa preparar professores, e porque o tempo não é suficiente.
EDUCAR É FUNDAMENTAR IDÉIAS: As idéias aprendidas em sala de aula devem ser fundamentadas, enraizadas na mente do aluno. O melhor local para isso acontecer é em casa, com a participação dos pais, com a repetição, com a correção dos exercícios, etc.
EDUCAR É MOLDAR ATITUDES: - A mudança de comportamento é difícil, leva tempo, e torna-se impossível sem a participação dos pais, pois de acordo com Paulo Gaudencio(psiquiatra com larga experiência em atividades empresariais), eles são os objetos primários de amor dos filhos. Essa afetividade aliada à autoridade paterna, faz com que os pais tenham poder de influência na vida de seus filhos, e isto, aliado aos esforços dos professores, faz com que a educação torne-se eficaz e produza frutos na vida dos educandos.
EDUCAR É ADMINISTRAR TENSÕES: - A escola, além de ser um ambiente de aprendizado, é um ambiente de tensões, pois nela encontra-se alunos com problemas em casa, com dificuldades no aprendizado, e o pior, professores mal remunerados e sub-valorizados. Toda essa carga de tensão recai, naturalmente, sobre a psique do aluno, que desestimulado, não quer estudar em casa. É aí que entra a importância dos pais, na administração destas tensões, na condução dos seus filhos pelo caminho do saber, levando-os a perceber a importância dos estudos, dos conteúdos administrados em sala de aula.
CONCLUSÃO: Cada tópico desses pode gerar capítulos inteiros se eles forem abordados por educadores experientes. Porém o meu objetivo, aqui, é passar, para os mobilizadores, um pouco sobre a importância da participação dos pais na educação dos filhos, sabendo que as minhas palavras não resolverão todos os problemas, mas poderão incentivá-los (os mobilizadores) a entender mais sobre a arte de educar.
Professor João Moreno de Souza Filho.
Prof. de Teologia.
Escritor.
Pós-graduando em Psicopedagogia.
Mobilizador do MEC.
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