16 setembro 2009

PASTOR EUCLIDES FALA SOBRE AS AÇÕES DAS ASSEMBLÉIAS DE DEUS

O pastor Euclides Vaz Júnior é Presidente da Igreja Assembléia Ministério do Belém, igreja que “tem atuado intensamente através de seu ministério infantil e juvenil, com reuniões mensais de líderes em sua sede, à rua Cônego Tobias, 168, buscando o aprimoramento do ensino e aprendizagem da criança e do adolescente.”

De acordo com o pastor Euclides, a Igreja Assembléia de Deus busca “despertar cada criança e adolescente à leitura e interpretação de textos bíblicos, que dão forma aos princípios e valores esposados pelo Cristianismo evangélicos, através da Escola Bíblica Dominical.”

Acompanhe, abaixo, a entrevista com o pastor Euclides.

QUAL É A IMPORTÂNCIA DA IGREJA ASSEMBLÉIA DE DEUS, MINISTÉRIO BELÉM, PARTICIPAR DA MOBILIZAÇÃO EM FAVOR DA EDUCAÇÃO?
Pastor Euclides -
No contexto em que atuamos, Pindamonhangaba, considero um avanço importante tratar do assunto em nossos cultos, uma vez que até então, a preocupação social na área da educação não constituía tema a ser abordado em nossas preleções ou pelo menos em avisos e comunicados à membresia e congregados. Tal comportamento se dava em função de longa tradição, privilegiando com exclusividade questões espirituais, doutrinárias e teológicas.

As demandas da sociedade, na qual a igreja está inserida, devem ser tratadas em nossas reuniões comunitárias, pois quando ensina Jesus que estamos "no mundo", sem sermos "do mundo" entendo que é necessário enquanto peregrinos nesta terra fazermos de nossas atividades um meio de melhorar a existência de todos, enquanto nos destinamos a eternidade com o Senhor. Dizendo de outra maneira, com a mente nos céus, orientada por Deus, e as mãos e os pés, realizando e caminhando sobre a terra. Orando, como se tudo dependesse de Deus e trabalhando, como se tudo dependesse de nós.

QUAL É A SUA VISÃO SOBRE A PARTICIPAÇÃO DOS PAIS NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO DOS FILHOS?
Pastor Euclides - Fundamental e insubstituível. Os pais não têm o direito de terceirizar suas responsabilidades, principalmente no tocante ao acompanhamento escolar de seus filhos. Ler para eles e com eles. Questionar a interpretação do que estão aprendendo. Visitar a escola, conhecer os professores. Investir no equipamento escolar de seus filhos, não tem preço.

Lembro-me, aos dez anos de idade ter recebido de meus pais como presente uma Enciclopédia Delta Larousse juntamente com um diploma de propriedade em meu nome, e imagino quanto esforço fizeram para pagá-la. São recordações importantes para mim ter vivido em uma casa onde várias obras eram adquiridas, estimulando a leitura, que eu via, e isso foi fundamental, sendo realizada por meus pais.Coleções como Tesouro da Juventude, História do Brasil e sobre Literatura Universal, fizeram parte de minha infância. Como diz a célebre frase: "Aquele que não lê, mal fala, mal ouve e mal vê"

COMO O SENHOR VÊ A AÇÃO DO MEC NO ENVOLVIMENTO DAS IGREJAS NESSA AÇÃO PELA EDUCAÇÃO?
Pastor Euclides - Oportuna e democrática. Não privilegiou esta ou aquela instituição. Valorizou as entidades que têm relação contínua na vida comunitária e percebeu as igrejas como autoridades em tratar as "coisas do bem". Não executa uma ingerência na administração das igrejas, mas, pelo contrário, instrumentaliza a todas, com as condições necessárias para uma nova e essencial missão. Aproveita o imenso potencial voluntário e a dedicação que o cristão aprende em favor de seu próximo, o mais próximo de todos, sua família.

APRESENTE ALGUMAS AÇÕES DA ASSEMBLÉIA DE DEUS NA MELHORIA DA EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES.
Pastor Euclides - Anualmente, no mês de julho, nossa Igreja realiza a Escola Bíblica de Férias, com participação aberta a todas as crianças da cidade e não somente as que fazem parte das famílias de nossa denominação. Temos alcançado nos últimos anos cerca de 3.500 crianças, durante uma semana, no período da tarde, incluindo além de lanches e entretenimento, também ensinos de alto valor para a convivência em familia e na sociedade.
Cada ano, novo tema é proposto, e todos os monitores e professores envolvidos são treinados para este fim.

Por João Moreno de Souza Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário